SEGURANÇA NO USO DE ÓLEOS ESSENCIAIS: TOXICIDADE NA GRAVIDEZ

O uso de óleos essenciais durante a gravidez ainda é um tema controverso e não totalmente compreendido.

A aromaterapia quando aplicada de modo adequado pode ser integrada a rotina de cuidados de mulheres em todas as fases da gestação, auxiliando na prevenção de diversos males, bem como na manutenção do equilíbrio físico e emocional das gestantes.

A principal preocupação que envolve o uso de óleos essenciais durante a gravidez é o receio de que os constituintes do óleo essencial atravessem a placenta e causem algum dano ao feto, que ainda não possui maturidade fisiológica para metabolizar determinadas substâncias.

Segundo estudos ultrapassar a barreira placentária não significa necessariamente que haja risco de toxicidade para o feto, este dependerá da toxicidade e da concentração plasmática do composto. É provável que os metabólitos do óleo essencial atravessem a placenta devido ao contato íntimo (mas não direto) entre o sangue materno e o sangue embrionário ou fetal.

Os relatos de toxicidade de óleos essenciais durante a gravidez se devem, quase que exclusivamente, a mulheres grávidas que ingerem altas doses de óleos essenciais.

A fim de evitar riscos e assegurar a saúde da mãe e do feto, visto que é possível encontrar informações controversas sobre o uso de óleos essenciais durante a gestação, algumas diretrizes gerais de segurança devem ser seguidas.

São elas:

NOS PRIMEIROS TRÊS MESES DE GRAVIDEZ:

– Não ingerir nenhum óleo essencial (exceções apenas com prescrição médica);

– Não escolher óleos essenciais que possam trazer risco tanto para a gestante, quanto para o feto, como os que contêm cetonas ou óxidos em teores elevados;

– Privilegiar locais de aplicação tópica distantes da cintura abdominal, como o alto das costas e do tórax, a parte interna dos braços, as pernas e o rosto, além dos pulsos;

– A administração bucal ou sublingual é possível, mas apenas sob orientação de um profissional adequado e para determinados óleos essenciais em função da dosagem ser baixa em comparação com a eficácia prevista;

– Mais do que nunca, diluir os óleos essenciais a uma concentração máxima de 30% em óleo graxo carreador;

– Evitar, evidentemente, os óleos essenciais cáusticos e irritativos.

A PARTIR DO QUARTO MÊS DE GRAVIDEZ:

– As vias oral, bucal e sublingual podem ser usadas, desde que sob orientação de um profissional adequado e se evitem os óleos essenciais contraindicados na gestação, como os que contêm cetonas e óxidos terpênicos. A dosagem de óleos essenciais admitidos para esses tipos deve ser estudada mais detalhadamente em relação à sua ação terapêutica. A posologia nunca ultrapassará 3 ou 4 vezes por dia, com duração jamais superior a 7 dias;

– Não aplicar óleos essenciais na região da cintura abdominal.

ÓLEOS ESSENCIAIS QUE DEVEM SER EVITADOS DURANTE A GRAVIDEZ:

– Absinto (Artemisia absinto)
– Alecrim QT cânfora (Rosmarinus officinalis)
– Angélica (Angelica archangelica)
– Anis (Pimpinella anisum)
– Anis estrelado (Illicum verum)
– Artemísia (Artemisia vulgaris)
– Arruda (Ruta graveolens)
– Bétula branca e bétula doce (Betula lenta)
– Cânfora (Cinnamomum camphora)
– Estragão (Artemisia dracunculus)
– Erva-doce (Foeniculum vulgare)
– Hissopo (Hyssopus officinalis)
– Levístico ou Lovage (Levisticum officinalis)
– Lavandim (Lavandula hybrida)
– Lavanda spicata (Lavandula latifolia)
– Mace (Myristicina fragrans)
– Manjericão exótico qt metil cavicol (Ocimum basilicum)
– Melissa (Melissa officinalis)
– Noz-moscada (Myristicina fragrans)
– Poejo (Mentha pulegium)
– Sassafrás (Octea pretiosa)
– Salsa folha e semente (Petroselinum sativum = Petroselinum crispum)
– Savin ou sabrina (Juniperus sabina)
– Sálvia (Salvia offinalis)
– Sálvia espanhola (Salvia lavandulifolia = Salvia lavandulaefolia)
– Tuia (Thuja occidentalis)
– Wintergreen (Gaultheria procumbens)

Conhecer a constituição química e principalmente os riscos de toxicidade dos óleos essenciais é dever de todo terapeuta responsável.

Quem aí está acompanhando a nossa série sobre a segurança no uso de óleos essenciais? Você tem alguma dúvida? Manda para a gente aqui nos comentários!

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

BALDOUX, Dominique O grande manual da aromaterapia de Dominique Baudaux / Dominique Baudoux; [Tradução: Mayra Corrêa e Castro], Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2018.

NATIONAL ASSOCIATION FOR HOLISTIC AROMATHERAPY, NAHA. Safety Information.

WOLFFENBUTTEL, Adriana Nunes. Base da Química dos Óleos Essenciais e Aromaterapia : Abordagem Técnica e Científica . 2. ed. Belo Horizonte: Editora Laszlo, 2016. 440 p. 

Loja Martha Mendonça (marthamendonca.com.br)

Facebooktwitterlinkedinrssyoutube