Óleo essencial de lavanda reduz cólicas em recém nascidos



As cólicas costumam atingir bebês recém-nascidos a partir das duas primeiras semanas de vida, e podem se transformar em períodos de choros intensos e prolongados, que costumam se estender por horas.

Um estudo realizado na Turquia demonstrou que o óleo essencial de lavanda (Lavandula angustifolia), quando aplicado em massagens é eficaz para atenuar a cólica em recém-nascidos, amenizando dores e trazendo maior bem-estar ao bebê e, consequentemente, a mãe.

O experimento abrangeu 40 bebês que possuíam entre duas e seis semanas de idade, com desenvolvimento e crescimento normal, diagnosticados com cólica sob confirmação de exame pediátrico e ultrassonografia abdominal.

Cada mãe foi instruída a aplicar uma massagem abdominal utilizando uma gota de óleo essencial de lavanda diluído em 20 ml de óleo graxo de amêndoas doce. A massagem deveria ser iniciada assim que o bebê demonstrasse desconforto abdominal, com duração de cinco a quinze minutos.

A partir da primeira intervenção foi possível perceber os resultados benéficos da aplicação da massagem com o óleo essencial, que provocou uma notável redução do tempo médio de choro dos bebês.

Ao final de cinco semanas os bebês massageados com o óleo essencial apresentaram redução significativa de manifestação de dores e desconfortos abdominais. Os resultados foram comparados com um grupo de bebês que não recebeu nenhum tipo de intervenção.

O grupo submetido a massagem aromática apresentou redução do tempo médio de choro semanal de 13.28 ± 2.84 para 6.27 ± 2.16. Já o grupo controle apresentou um pequeno aumento do tempo de choro de 13.35 ± 2.53 para 13.37 ± 2.53.

O óleo essencial de lavanda possui propriedades analgésica, antiespasmódica e antinociceptiva, contribuindo assim para a atenuação da dor abdominal. Além disso é um calmante do sistema nervoso, reduzindo a agitação e irritabilidade do bebê.


👉 Você encontra todos os nossos produtos em nossa revenda Laszlo  em Niterói , no Instituto de Estética Martha Mendonça  na rua Geraldo Martins, 70/602 Icaraí – Niterói – RJ  ou  loja virtual. Acesse: www.marthamendonca.com.br


REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

ÇETINKAYA B, BAS¸BAKKAL Z. The effectiveness of aromatherapy massage using lavender oil as a treatment for infantile colic. International Journal of Nursing Practice, 2012; 18: 164–169




Share